O câncer de próstata é o câncer mais comum entre os homens, excetuando o câncer de pele não melanoma . Ele também é um dos maiores responsáveis pelos casos de mortalidade e de morbidade no mundo. É importante ressaltar que, quanto antes forem definidos o diagnóstico e o tratamento, maiores as chances de cura.
A próstata, glândula sexual masculina, se localiza na porção inicial da uretra. Assim como as vesículas seminais, ela é responsável pela produção do líquido espermático. Este também é chamado de líquido seminal e, juntamente com os espermatozoides, compõe o esperma.
Este tipo de câncer pode ser assintomático em sua fase inicial. Quando ocorrem, os sintomas são semelhantes aos da hiperplasia prostática benigna, como enfraquecimento do jato de urina e dificuldade para urinar. Pode haver sensação de bexiga cheia, aumento da necessidade de urinar e eliminação involuntária de urina.
Sintomas como dor óssea, insuficiência renal e infecção generalizada estão relacionados a casos mais avançados de câncer de próstata.
A formação da equipe está ligada à opção de tratamento mais adequada ao paciente. Sendo assim, profissionais como urologistas, oncologistas, radioterapeutas e cirurgiões podem estar envolvidos. Psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e fisioterapeutas também podem ser requeridos a fim de garantir o bem-estar do paciente.
O tratamento do câncer de próstata localizado é individualizado, baseando-se principalmente na avaliação de risco. Pacientes com muito baixo risco podem ser observados com segurança, já pacientes com risco intermediário ou alto devem ser abordados com combinações de cirurgia e/ou radioterapia. Nos casos metastáticos, ablação hormonal, imunoterapia e quimioterapia estão indicados.
Converse com um médico de confiança e tenha mais informações sobre o câncer de próstata.
AGENDE UMA CONSULTA