Conheça as indicações da laparoscopia na área da urologia

Conheça as indicações da laparoscopia na área da urologia

O avanço da tecnologia permitiu o desenvolvimento de métodos cirúrgicos cada vez menos invasivos, como é o caso da laparoscopia. Além de ser indicada para pacientes de qualquer idade, de crianças a idosos, este tipo de procedimento traz diversos benefícios.

Continue a leitura e saiba mais sobre a laparoscopia. 

O que é a laparoscopia?

 É uma intervenção cirúrgica minimamente invasiva bastante utilizada no tratamento de doenças relacionados à urologia, à cirurgia geral e à ginecologia.

Após a aplicação da anestesia geral, são realizadas pequenas incisões para introdução dos instrumentos cirúrgicos que permitem a visualização interna da cavidade abdominal do paciente para fins de diagnóstico ou tratamento.

Quais são os benefícios da laparoscopia?

Por ser uma cirurgia minimamente invasiva, a laparoscopia requer uma área de corte menor quando comparada à cirurgia tradicional. Como resultado, órgãos, tecidos e demais estruturas do organismo do paciente são menos impactados, causando menor dor.

Outros aspectos positivos estão relacionados ao menor tempo de internação, à facilidade na realização dos curativos pós-operatórios e a um período mais curto para reabilitação do paciente. 

Quais são as indicações da laparoscopia na área da urologia?

A cirurgia laparoscópica é indicada para realização de diversos procedimentos na área da urologia. Entre eles estão:

  • tratamento de doenças nos rins;
  • doenças relacionadas à bexiga;
  • tratamento de algumas doenças relacionadas aos testículos;
  • problemas nos ureteres;
  • doenças relacionadas à próstata;
  • remoção de glândulas adrenais e
  • tratamento de câncer.

Sendo assim, as cirurgias laparoscópicas incluem:

  • prostatectomia radical laparoscópica (retirada cirúrgica da próstata para tratamento de câncer de próstata);
  • nefrectomia laparoscópica (remoção cirúrgica do rim);
  • pieloplastia laparoscópica para correção cirúrgica de obstruções ou estenoses na junção ureteropiélica (a porção onde termina o rim e começa o ureter);
  • adrenalectomia laparoscópica, indicada para o tratamento de patologias cirúrgicas relacionadas à glândula adrenal, localizada acima dos rins. 

Como é realizada a cirurgia laparoscópica?

Como dito anteriormente, a laparoscopia prevê a realização de pequenas incisões no corpo do paciente. A localização destes cortes varia conforme o objetivo da cirurgia e permite a introdução de uma microcâmera com fonte de luz e demais instrumentos necessários para realização do procedimento cirúrgico.

A partir disso, o médico consegue analisar a cavidade interna por meio de monitores de vídeo e, assim, realizar todos os movimentos necessários para cada tratamento.

Quer saber se a laparoscopia é indicada para o seu caso ou para o tratamento dos seus familiares? Procure a orientação do seu médico de confiança ou agende uma consulta. Não se esqueça: busque o aconselhamento de profissionais habilitados e especializados em cirurgia laparoscópica para garantir a sua segurança e o seu bem-estar.