Saiba quais alimentos fazem mal para quem já teve cálculo renal

Saiba quais alimentos fazem mal para quem já teve cálculo renal

Você já ouviu falar em cálculo renal, pedras nos rins, litíase urinária, nefrolitíase e urolitíase? Estes termos se referem à formação de cálculos na via urinária. Suas consequências incluem certos sintomas e, em alguns casos, algumas complicações. E você sabia que alguns alimentos podem fazer mal para aqueles que já tiveram cálculo renal?

O que é o cálculo renal?

O cálculo renal nada mais é do que uma massa sólida composta por cristais de sais minerais ou qualquer outra substância capaz de se cristalizar. Esta massa pode ocorrer nos rins ou na bexiga e indivíduos que já tenham tido cálculo renal possuem maiores riscos de desenvolver outros ao longo da vida.

Quais são os fatores de risco do cálculo renal?

Os fatores de risco incluem a ocorrência de infecções urinárias anteriores, alterações metabólicas, predisposição genética e uso de determinados medicamentos. Entre estes estão ceftriaxona, indinavir, sulfadiazina, topiramato e triantereno.

O surgimento do cálculo renal também pode ter influências ambientais, como o calor excessivo, que causa aumento da sudorese e perda de líquido. Uma das alterações metabólicas relacionadas ao desenvolvimento de cálculos renais é a eliminação excessiva ou reduzida de determinados elementos. Entre eles figuram cálcio, ácido úrico, oxalato ou citrato.

Quais são as complicações do cálculo renal?

O cálculo renal pode levar à obstrução do trato urinário, podendo haver perda da função do rim e a necessidade de hemodiálise. A ocorrência de infecções urinárias concomitantes aumenta os riscos de infecção generalizada (sepse), quadro que pode levar à morte.

Quais alimentos fazem mal para quem já teve?

Estes pacientes devem evitar a formação de novos cristais. Neste sentido, é recomendado evitar o consumo exagerado de proteínas, como as carnes bovinas ou de frango. Alimentos ricos em sódio também devem ser evitados. De forma geral, as refeições devem ser preparadas com menos quantidade de sal.

Alimentos ultraprocessados ou industrializados também devem ser evitados, como:

  • Embutidos e carnes processadas, como linguiça, bacon, salsicha, mortadela e peito de peru;
  • Macarrão instantâneo;
  • Molhos para salada;
  • Sucos prontos e
  • Temperos industrializados.

Quais alimentos fazem bem para quem já teve?

Da mesma forma que alguns alimentos podem ser prejudiciais a este quadro, existem outros benéficos. Sendo assim, os alimentos que pode ser incluídos na dieta diária a fim de favorecer o bom funcionamento dos rins são:

  • Alimentos frescos;
  • Gorduras boas, como as obtidas pela ingestão de amêndoas, azeite, castanhas, nozes e peixes;
  • Legumes e vegetais diversos e
  • Sucos naturais de frutas cítricas, como limão ou laranja.

Uma dica de ouro que pode fazer toda a diferença é aumentar o consumo de água. Em média, recomenda-se a ingestão de dois a três litros de água ao longo do dia dependendo das necessidades de cada paciente.

As informações listadas acima são benéficas para quem já teve cálculo renal e para todos, de forma geral. No entanto, nenhuma dieta deve ser seguida sem a devida orientação profissional. Procure seu urologista de confiança e saiba quais são as orientações para seu caso em específico.