Novembro azul: saiba mais sobre o câncer de próstata

Novembro azul: saiba mais sobre o câncer de próstata

Novembro é o mês de prevenção do câncer de próstata, por isso este período é chamado de novembro azul. Este tipo de câncer é um dos maiores causadores de morbidade e de mortalidade no mundo. Apesar de ser o mais comum entre os homens, quanto antes for definido o diagnóstico, maiores as chances de cura.

A próstata é uma glândula sexual masculina que se localiza na porção inicial da uretra. A próstata e as vesículas seminais são responsáveis pela produção do líquido espermático, a parte do sêmen que não possui espermatozoides. O esperma, por sua vez, é composto pelo líquido espermático, ou seminal, e pelos espermatozoides.

 

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Em sua fase inicial, o câncer da próstata pode ser assintomático. Em muitos casos, quando existem sintomas, eles são semelhantes aos da hiperplasia prostática benigna ou crescimento benigno da próstata. Entre eles estão enfraquecimento do jato de urina, dificuldade para urinar e sensação de bexiga cheia. Há aumento da necessidade de urinar, tanto durante o dia quanto à noite e pode ocorrer eliminação involuntária de urina.

Casos mais avançados de câncer de próstata podem provocar sintomas urinários, dor óssea, insuficiência renal ou infecção generalizada.

 

Existem fatores de risco?

Sim. Uma vez que a incidência e a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos de idade, esta é um fator de risco importante. Também é preciso observar casos de familiares, como pai ou irmãos, que desenvolveram câncer de próstata antes dos 60 anos. A exposição a determinadas substâncias como aminas aromáticas, arsênio, produtos de petróleo, fuligem e dioxinas está relacionada ao câncer de próstata.

Sendo assim, fatores genéticos, hábitos alimentares, excesso de gordura corporal e estilo de vida são características relevantes.

 

Como é feito o diagnóstico?

O rastreamento do câncer de próstata é realizado através de exame de sangue e do toque retal. É recomendado que homens a partir dos 45 anos de idade se submetam ao exame anualmente. Negros e aqueles que possuem histórico familiar de câncer da próstata devem realizar estes exames a partir dos 40 anos.

Qualquer alteração indicada pelo exame deve ser analisada através de biópsia. A partir da confirmação de câncer de próstata, o médico especializado poderá definir o tratamento mais adequado a cada caso.

 

Quais são os tratamentos?

Para definir o tratamento mais indicado, o profissional habilitado considera o estágio da doença e as particularidades individuais do paciente. A radioterapia ou a cirurgia podem curar ou controlar a maioria dos tumores diagnosticados precocemente. No entanto, estes tipos de tratamento podem apresentar riscos de causar efeitos adversos, especialmente relativos às funções sexual e urinária.

Alguns casos podem requerer o que chamamos de regime de observação vigiada. Esta técnica consiste em observar o desenvolvimento da doença sem a realização de um tratamento imediato.

Também é possível tratar o câncer de próstata através de medicações para bloqueio hormonal da testosterona ou demais medicamentos quimioterápicos. Estas alternativas são viáveis de acordo com a extensão e as características da doença.